ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA


Ao estudar sobre a Alfabetização Matemática, você pode perceber que para o desenvolvimento do raciocínio infantil, bem como para a compreensão de alguns conceitos, é necessário que a criança vivencie, na prática, atividades que permitam comparar e ordenar sequências numéricas. Essas ações possibilitam às crianças estabelecer critérios lógicos de encadeamento dos numerais.

Identifique a atividade que mais oportuniza essa aquisição:


Brincadeira de roda.


Brincadeira de faz de conta, por exemplo: médico e doente.


Planejamento de uma roda de conversa.


Organização de uma loja.


Jogo de pique-pega.

É fundamental que a noção de inclusão seja compreendida pela criança quando ela está construindo o conceito de número. Isso porque, num primeiro momento, a criança concebe o número independente do número seguinte, mas, depois, percebe que o número (sucessor) só existe por causa do seu antecessor. Pensando assim, ela compreende que uma quantidade maior contém uma menor, logo, a menor está incluída no maior.

Partindo dessa ideia, algumas atividades são essenciais para a formação da estrutura de classificação. Identifique as atividades que estão de acordo com o exposto:

I-            Organizar filas.

II-          Criar mosaicos com sementes.

III-        Classificar animais em vertebrados e invertebrados.

IV-         Montar coleções de objetos.

V-           Jogos de encaixe e empilhamento.

A alternativa que apresenta a resposta correta é:


Todas estão de acordo.


Apenas IV e V estão de acordo.


Apenas  I e II estão de acordo.


Apenas I, III, e IV estão de acordo.


Apenas I, III e V estão de acordo.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, salienta que, para sobreviver no mundo globalizado, é indispensável aprender novas formas de letramento e desenvolver a habilidade para localizar, avaliar e usar efetivamente as informações que se encontram disponíveis de várias formas. Assim, compreendemos que uma pessoa é funcionalmente alfabetizada:


O ensino da leitura e da escrita deve ser entendido como prática de um sujeito agindo sobre o mundo para transformá-lo, através de sua ação.


Quando mesmo sem aprender novas formas de letramento, desenvolve habilidade para decorar as informações que estão disponíveis à sua volta.


Quando obtiver o conhecimento em leitura que a  instrui a engajar-se efetivamente em todas as atividades no processo de alfabetização.


Quando ele(a) sabe ler e produzir textos, dos mais variados gêneros e temas. 


Quando ela adquiriu o conhecimento e as habilidades em leitura e escrita que a capacitam a engajar-se efetivamente em todas as atividades nas quais a alfabetização é normalmente prevista em sua cultura ou grupo.

A relação entre a lógica e a matemática foi estudada por especialistas matemáticos durante um longo tempo, porém um cientista que nunca atuou como matemático foi o primeiro a atrair a atenção do mundo para a possibilidade de que a lógica básica poderia causar considerável dificuldade para as crianças. Piaget, em seus estudos, identificou três tipos de conhecimentos, considerando suas fontes básicas e seu modo de estruturação.

Marque a alternativa CORRETA:

 

I- Conhecimento físico: como reconhecimento de objetos e suas propriedades físicas, como cor, material de confecção, dentre outros.

 

II- Conhecimento lógico-matemático: não há necessidade de estabelecer comparação; a diferença existe em relação a quantidades.

 

III- Conhecimento social: é aquele adquirido no convívio com a sociedade.

 

 

 

Está(ão) correta(s):



Apenas a I.


Apenas I e III.


Apenas a II.


Apenas II e III. 


Apenas a III.

O desenvolvimento da inteligência, de acordo com o caráter integrativo, em que pode ser considerada a idade de forma aproximada, pode ser classificado, de acordo com Piaget, em:

 

I – Sensório-Motor: até 2 anos. A criança distingue os objetos externos do próprio corpo.

II – Pré-operatório: de 2 aos 7 anos. A criança tem tendência ao imediatismo.

III – Operatório concreto: de 7 aos 12 anos. A criança ainda não tem noção de conservação.

IV – Operatório formal: de 12 anos em diante. A criança busca lógica para solucionar problemas.

É correto que se afirma apenas em:


I, II e III


I, II e IV


I, II


I, III


II, III e IV

É sabido da importância dos jogos e das atividades lúdicas dentro do planejamento para atingir uma aprendizagem real. Sabe-se ainda que essas estratégias metodológicas, adequadas à clientela escolar, auxiliam significativamente na assimilação, na fixação dos conceitos e nos conteúdos mais relevantes para a criança. Nessa concepção, encontram-se entrelaçados o jogo, a brincadeira e o brinquedo, ações que sempre estiveram presentes na vida dos homens, há muitas gerações. Porém, cada um desses recursos lúdicos, tem um real significado, que os distinguem entre si.

 

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

I – Jogo                 (    ) pressupõe uma regra.

II – Brinquedo         (   ) é o objeto manipulável que permite o jogo ou a brincadeira.

III – Brincadeira       (    ) ato de brincar com o brinquedo ou com o jogo.

 

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, considerando a ordem de cima para baixo: 


III – I – II


I – II – III


III – II - I


II – I – III


II – III – I